segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SUGESTÃO DE LEITURA - ACAFIC (ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE FILOSOFIA CLÍNICA)




Pronunciado no Collège de France de janeiro a março de 1975, o curso sobre Os Anormais dá continuidade às analises que Michel Foucault consagrou a partir de 1970, principalmente no livro Em defesa da sociedade, à questão do saber e do poder: poder disciplinar poder de normalização, biopoder.
É a partir de múltiplas fontes – teológicas, jurídicas, e médicas – que Foucault aborda o problema desses indivíduos “perigosos”, que no século XIX eram chamados de “anormais”. Ele define as três figuras principais: os monstros, que remetem às leis da natureza e às normas da sociedade; os incorrigíveis, de que cuidam os novos dispositivos de correção do corpo; e os ananistas, que alimentam, desde o século XVIII, uma campanha tendo em vista o disciplinamento da família moderna.
As análises de Foucault têm como ponto de partida os exames médico-legais ainda praticados nos anos 1950. Ele esboça em seguida uma arqueologia do instinto e do desejo, a partir das técnicas da confissão no confessionário e na direção de consciência. Lança assim as premissas históricas e teóricas de trabalhos que serão retomados, em suas aulas no Collège de France e nas obras posteriores. Este curso é, portando, uma peça essencial para acompanhar a formação, os prolongamentos e os desdobramentos das pesquisas de Foucault.
Referência Bibliográfica: Os anormais : curso no Collège de France (1974-1975) / Michel Foucault ; tradução Eduardo Brandão. – São Paulo : Martins Fontes, 2001. – (Coleção tópicos) Título original: Les anormaux.




Fonte: http://www.acafic.com.br/blog/os-anormais-foucault/

Nenhum comentário:

Postar um comentário