sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Misantropia

Apesar de ser um termo pouco conhecido das pessoas cada vez mais comum encontrar pessoas que sofram de misantropia.

Um exemplo para compreendermos é o personagem Dr. House que se destaca pelo seu distanciamento dos pacientes e do seu comportamento anti Social.




Mas o que é Misantropia?

Misantropia é a aversão ao ser humano e à natureza humana no geral. Também engloba uma posição de desconfiança e tendência para antipatizar com outras pessoas. Um misantropo é alguém que odeia a humanidade de uma forma generalizada. A palavra vem do grego misanthropía,[1] a junção dos termos μίσος (ódio) e άνθρωπος (homem, ser humano). O termo também é aplicável a todos aqueles que se tornam solitários por causa dos sentimentos acima mencionados (de destacar o elevado grau de desconfiança que detêm pelas outras pessoas em geral).
[editar] O misantropo
Wikcionário

* É uma pessoa que tem aversão ao convívio social, adora viver em isolamento.
* Aquele que não mostra preocupação em se dar com as outras pessoas, de ter uma vida social preenchida - tendência a ter uma pouca ou praticamente inexistente vida social.
* Estado de reclusão que alguns indivíduos escolhem para viver.

Formas de misantropia mais comuns

Os misantropos expressam uma antipatia geral para com a humanidade e a sociedade, mas geralmente têm relações normais com indivíduos específicos (familiares, amigos, companheiros, por exemplo). A misantropia pode ser motivada por sentimentos de isolamento ou alienação social, ou simplesmente desprezo pelas características prevalecentes da humanidade/sociedade.

A misantropia não implica necessariamente uma atitude bizarra em relação à humanidade. Um misantropo não vive afastado do mundo, apenas é reservado (introvertido/timido fundamentalmente) e, é precisamente por este facto que é habitual serem poucos os seus amigos ou pessoas que estabeleçam um vinculo afetivo. Olham para todas as pessoas com uma desconfiança, é frequente serem feitos "juízos de cálculo" de cada um que se aproxime, embora muitas vezes não o demonstrem. São pessoas que não gostam de grande agitação ao seu redor, pois não se sentem bem diante de muita gente, preferindo ficar em casa a sair para locais de diversão (indisposição para ir a lugares com muita gente, por exemplo, baladas/festas, o que invariavelmente faz da pessoa uma caseira convicta). Podem ocorrer frequentes mudanças de humor: ora feliz, ora melancólico, o termómetro do estado de espírito fica louco, oscilando constantemente (poucas são as pessoas que vêem este seu aspecto, normalmente as mais próximas). Normalmente são muito perfeccionistas no que gostam de fazer e no que se comprometem a fazer. É muito frequente destacarem-se nas áreas em que estão inseridos (as que eventualmente têm um á vontade), pois dedicam grande parte do seu tempo ao trabalho. A misantropia costuma aparecer desde logo durante a infância em crianças tímidas, introvertidas e caladas que têm dificuldades em fazer amigos, nomeadamente na escola, preferindo muitas vezes ficarem sozinhas. Com o passar dos anos, tendem a ser bastante sarcásticos/irónicos nas observações que fazem (pode-se dizer que em parte a grande timidez é disfarçada por estas duas características) - têm uma interpretação muito própria de tudo aquilo que vêem e de tudo aquilo que lhes é dito pelas outras pessoas, sendo bastante observadores e atentos ao que os rodeia embora, muitas vezes, não o pareça.

Uma das explicações mais consistentes para esta aversão social deriva do facto de darem bastante relevância aos aspectos negativos que constatam nas pessoas ou simplesmente terem medo que estas os desiludam, daí as evitarem. Têm uma forte sensibilidade ficando extremamente afectados com tudo o que os rodeia (mesmo que muitas vezes não estejam envolvidos directamente) daí ser muito fácil, ao longo da vida, passarem por várias depressões.

Expressões evidentes de misantropia são comuns em sátira e comédia, embora a intensa seja geralmente rara. Expressões mais subtis são mais comuns, especialmente para mostrar as faltas/falhas na humanidade e sociedade.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Misantropia

Baixar a serie completa e dublada do Dr. House e compreender um pouco mais, clique aqui

10 comentários:

  1. Queria saber qual seria o tratamento.
    Somente terapia ?

    ResponderExcluir
  2. Vou te contar esse povo que faz do seu cientista a Wikipedia, olha...

    ResponderExcluir
  3. Uma carecteristica de classe de indivíduos no perfil da misantropia diante da atualidade, observa-se pelo discurso da raíz sempre similar nos seus argumentos na arvora da ideia que intentam colher, divulgando a colheita como fruta capaz de minguar o problema da pobreza da miséria humana, minguando a população mundial, onde se evidenciam plantando a semente do aborto pela subtil expertise do biodireito da mulhe. O contraste dessa classe de indivíduos existe contra o pensamento ético da humanidade, que visa de curar sempre a doença e não de matar a criatura humana que vence a adversidade do meio cruel para nascer para a vida. As suas intenções diferem da propriedade das prioridades contra o ser humano, valorizando priveligiar sempre as medidas de economia das agendas economicas, colocando a raça humana como simples opção nas decisões dos gabinetes das politicas públicas.
    Significa que, observando esta manchete: ((((Ter, 11 Jan, 04h14 PARIS (AFP) - Astrônomos comemoraram nesta terça-feira os primeiros resultados provenientes do bilionário telescópio europeu Planck, projetado para investigar os segredos de micro-ondas do "Big Bang", que ocorreu há 14 bilhões de anos.)))), a raça humana corre bilionariamente pelos céus com altissimas tecnologias em busca de contatos extra terrestres para colonizar, deixando o quintal da sua casa anemica com olhos da indiferença pela ausencia de solucionar uma simples questão pelo alicerce de investir na classe humana, vivendo as degradações mesologicas da miséria psicopatologica, porque estão nas mãos de uma elite de misantropos!
    Fernand Pontes

    ResponderExcluir
  4. Seu eu quisesse saber o que a Wikipedia diz sobre misantropia, eu teria olhada na Wikipedia.

    ResponderExcluir
  5. Muito rico este blog, e utilizando a Wikipedia como fonte melhor ainda..quem sabe se vocês tivessem consultado livros ou o Scielo/Pepsic não teria ficado tão excelente como ficou este post, parabéns! Ah, mas vocês sabem o que é Scielo/ Pepsic? Ainda bem que a internet existe, assim vocês podem consultar, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  6. nao liga pra esses bostinha....nao param em casa e se acham os misantropos

    ResponderExcluir
  7. misantropia não é doença,mas,o clichê e o plágio sim,tente pelo menos adquirir um pouco mais de bagagem intelectual para abordar um tema
    tão complexo...
    M. Vianna

    ResponderExcluir
  8. Lamentável cópia de um lamentável site de "colinhas para preguiçosos intelectuais". Em se tratando de estudantes de... Psicologia do 5° semestre?! Lamentável!

    ResponderExcluir
  9. Anti social e misantropia são conceitos diferentes, esse refere-se a um transtorno de identidade grave, em outras palavras, é a famosa sociopatia - ser psicopata. Misantropia, pelo que me parece, é um estilo de vida que caracteriza-se pela generalização perante a sociedade.

    House é um personagem fictício, então é tolice classificar um personagem de tv como um psicopata, misantropo, seja o que for, sendo que a série nem disso trata. House foi inspirado em Holmes outro personagem fictício, ou seja, fora do escopo novamente.

    ResponderExcluir