sábado, 7 de novembro de 2009

Xiii.. comecei o curso... e agora?

Muitos ao entrarem no curso de psicologia ficam totalmente perdidos. É uma diversidade de coisas novas, diferentes pra ver, que na maioria das vezes acaba confundindo os calouros que não tem costume com tanta dinâmica.

Como sou monitor em minha faculdade, vejo que certas perguntas estão sempre se repetindo. Dentre elas, vou responder aqui algumas:

1 - Como está o mercado para o psicólogo?

Depende. Como em qualquer profissão, você ao sair da faculdade vai ter que se virar pra encontrar emprego e concorrer com outros de nível inferior, semelhante ou superior ao seu. Por isso é bom durante a graduação, empenhar-se nos estágios, empenhar-se em pesquisas, projetos de extensão, tomando o cuidado de ter uma boa imagem diante de seus futuros empregadores; sendo respeitado e admirado por eles. Inclusive pelos seus professores, que poderão te indicar para mestrado ou para algum emprego.

2 - Onde posso conseguir emprego depois que me formar?

Também depende.Rs. A psicologia possui inúmeras áreas de atuação. Mas são muitas mesmo. As principais são: escolar/educacional, clínica, hospitalar, jurídica, do esporte, organizacional, comunitária, etc. Dependendo da área que você escolher, também será maior ou menor a disponibilidade de emprego.

Durante a graduação é importante estabelecer o máximo de contatos possível tanto com pessoas da área que mais te interessa, como com pessoas de outras áreas. É importante não só para o mercado profissional, mas também para a continuação da vida acadêmica.

3 - Qual a melhor abordagem a trabalhar da psicologia?

Durante o curso uma das coisas com que o aluno terá de se acostumar são as rixas teóricas. Professores de uma abordagem criticando a outra e vice versa. É importante atentar, porque pessoas que seguem determinada orientação teórica, GERALMENTE não conhecem o bastante a outra para poderem fazer críticas sólidas e realmente válidas. Na grande maioria das vezes, as críticas são para vender o "próprio peixe".

A melhor abordagem da psicologia é aquela com que você melhor se identificar. Dentro das abordagens, existem objetivos diferentes, métodos diferentes, pontos de vista diferentes; que geralmente não combinam um com o outro.

4 - É interessante desenvolver pesquisas durante a graduação?

Se o seu interesse for fazer um mestrado, doutorado, pós doutorado, é sim e muito. Cada faculdade tem sua política para seleção de alunos para o mestrado, mas todas levam em consideração o currículo deste aluno. Se o aluno tiver maior número de publicações na área que ele pretende fazer o mestrado, as chances dele passar é bem maior; bem como, se tiver participado de muitas atividades de extensão universitária, também terá suas chances aumentadas. O melhor é participar de tudo o que puder durante o curso. Ir em congressos, apresentar trabalhos, desenvolver pesquisas. Deste modo, além de tornar-se mais conhecido no meio, o graduando terá mais experiência e um currículo melhor, que o ajudará muito na hora de uma seleção para mestrado.

5 - O que é currículo Lattes?

É o lugar onde você coloca todas as suas informações acadêmicas e profissionais com relação, em nosso caso, a psicologia.

*Faça aqui o seu currículo Lattes.

É melhor preenchê-lo durante a graduação porque as informações dos cursos, congressos, palestras, etc que você assiste podem ir se perdendo se não arquivados.



Bom, qualquer dúvida estou aqui. Pode mandar email:
netopsico@yahoo.com.br
http://cptse.blogspot.com/2009/02/xiii-comecei-o-curso-e-agora.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário