segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Fibromialgia tem relação com a depressão

Uma doença com diagnóstico difícil, se manifesta principalmente no inverno. É a fibromialgia que causa dores fortes em todo o corpo.



Michelle Matuck - São José dos Campos
Jornal Hoje - Globo.com

Uma doença se manifesta principalmente no inverno. É a fibromialgia que causa dores fortes em todo o corpo. O diagnóstico é difícil, mas com o tratamento certo, o paciente se recupera bem.

Os relatos de quem tem a doença impressionam. “Parece que está rasgando tudo, é insuportável quase as dores”, diz a secretária Sueli Baraldini.

“Dor cansada, pesada, incomoda o tempo todo”, afirma Arlete Picelo, 55 anos.

Em uma universidade em Taubaté parte do tratamento da fibromialgia é oferecido de graça. A fisioterapia em grupo ajuda a superar as dores.

As pacientes fazem exercícios para fortalecer a musculatura e treinam movimentos simples que faziam com muita dificuldade durante as crises de dor.

“Ia caminhar doía, subir escada doía, quando acordava então era pior, a hora que a gente acorda é a pior do dia”, diz Sueli.

“O tratamento, pra surtir efeito, tem que ser de médio a longo prazo, então, o paciente tem que realmente entrar num programa que ele seja estendido a mais de 6 meses”, diz o fisioterapeuta Mario Misailidis.

A fibromialgia é uma doença considerada nova, atinge, em média, 10 mulheres para cada homem. Não existe uma causa definida. os especialistas suspeitam que esteja ligada ao estresse físico e mental, a infecções e até a algum trauma que a pessoa tenha sofrido.

O diagnóstico é um desafio para os médicos, pois não existe um exame que acuse a doença. Na consulta, leva-se em conta o histórico do paciente: ele deve apresentar dores ininterruptas pelo corpo durante três meses, em pelo menos 11 dos 18 locais pré-definidos conhecidos como pontos de dor.

“Todos os pacientes que têm 11 pontos ou mais, então já são enquadrados, junto com a dor no corpo, como portadores de fibromialgia”, diz o médico Benedito Campos.
Além das dores, o paciente está sempre com a sensação de cansaço, desde a hora em que acorda. Ele também sente formigamentos nas mãos e pés e quase não tem resistência para fazer exercícios.

Cento e seis mil pessoas com fibromialgia foram atendidas pelo SUS ano passado. Segundo a sociedade brasileira de reumatologia, cerca de 4% da população do Brasil sofre com a doença.

A fibromialgia compromete a qualidade de vida dos pacientes e tem relação com a depressão.

“Hoje, o que nós sabemos sé que elas existem, com maior frequência juntas. Uma certamente deve ajudar a interferir na evolução da outra. Nós temos que tratar as duas, porque o resultado final vai depender dessa abordagem”, continua o médico Benedito Campos.

Como ainda não se sabe a causa da doença, o tratamento é feito para aliviar os sintomas.

O sistema único de saúde disponibiliza de graça alguns medicamentos como antidepressivos, analgésicos e antiinflamatórios. Maria Helena chega a gastar duzentos reais por mês com remédios, que junto com os exercícios, ajudam a aliviar tanto desconforto.

“É uma dor suportável. Está sob controle, então você tem uma vida normal, desde que você trate”, diz ela.

3 comentários:

  1. Após ter podido analisar centenas de dossiers sobre fibromialgia, e ter tido a experiência de minha esposa com fibromialgia sob forma quase total incapacitante durante cerca de 2 anos e meio (hoje já 95% curada através da naturopatia e da psicoterapia da qual faço parte), posso dizer que segundo o que é dito nesta notícia é um facto o que o Dr. Benedito Campos está agora divulgando. Força estão também no caminho certo! Se alguém quiser conversar comigo sobre esta doença, estou à disposição pelo E-mail: ruitavares.search@gmail.com - Portugal, Porto

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por compartilhar é muito instrutivo

    ResponderExcluir
  3. Marcos, eu achei muito interessante o artigo. Tenho fibromialgia originada do stress físico e mental com o meu lado profissional: trabalho repetitivo, cobranças com metas altísimas, má distribuição de funções, sobrecarga de trabalho. Acrescentando uma lesão degenerativa na coluna que causa dores constantes e com a tensão causada acaba inflamando os nervos e musculos.Após várias idas a médicos, psicólogos foi descartado qualquer sintoma relacionado com depressão. A dor que temos quando a fibromialgia se manifesta é que pode nos levar a depressão porque ficamos impotentes perante ela. Como o próprio texto diz não se sabe a causa. Torna mais fácil para o médico buscar na depressão do que procurar outras causas. Tem muitos casos que a fibromialgia tem uma relação coma depressão, mas não se pode generalizar. Caímos no erro de padronizar sem buscar outros fatores que causam a fibromialgia.

    ResponderExcluir